São algumas sugestões de atividades apresentadas pelas cursistas do Pró - Letramento / Itapema para as relações entre grafemas e fonemas.
1. Apresentar a música a BARATA DIZ QUE TEM. Esta possui muitas palavras cujas relações entre grafemas e fonemas são de natureza direta regular [p] [b] [t] [d] [f] [v], isto é, cada um desses sons corresponde na escrita ortográfica a um único grafema.
2. Completar o texto com as palavras da música. Em folha sulfite, apresentar a música faltando as palavras listadas abaixo:
BARATA – FILÓ – SÓ – PELUDO – CAMA – DURA – FIVELA – VELUDO – CABELO – DELA – FORMATURA
3. Formar palavras com as sílabas abaixo:
· Que começam com BA
· Que começam com TO
· Que começam com FI
· Que começam com TA
· Que começam com PE
· Que começam com VE
· Que começam com LA
· Que começam com CA
4. JOGO: JOGO DO PARE (Coletivo)
MATERIAL: Um saco de TNT, contendo trinta palavras escritas em pequenas fichas plastificadas. Entre estas palavras, 6 são a palavra PARE. Neste caso as palavras escolhidas referem-se às dificuldades ortográficas F/V, P/B, C/G e T/D.
OBJETIVO: Tirar as palavras uma a uma do saco e fazer a leitura. Quando tirar a palavra PARE, para de ler e passa para o outro colega.
POTENCIALIDADE COGNITIVA: leitura, identificação das dificuldades ortográficas (F/V, T/D, C/G e P/B). Exemplos de palavras: vaca, vila, bomba, palito, faca, fila, garrafa, corda, roda, sapato, coração, pomba, gato, metida.
5. JOGO: Loto
MATERIAL: Cartelas com 4 palavras cada. Aparece inicialmente a figura para o aluno formar a palavra. OBJETIVO: Tirar as palavras uma a uma do saco e fazer a leitura. Quando tirar a palavra PARE, para de ler e passa para o outro colega.
POTENCIALIDADE COGNITIVA: leitura, identificação das dificuldades ortográficas (F/V, T/D, C/G e P/B).
6. JOGO: Das tampinhas
MATERIAL: Tampas de garrafas com sílabas coladas. O aluno deve montar a palavra solicitada
POTENCIALIDADE COGNITIVA: leitura, identificação das dificuldades ortográficas (s,c,x).
Exemplos de palavras: casa, sapo, mesa, lixo, rosa, suco, xale, casaco.
7. Caça Palavras
MATERIAL: Folha sulfite com caça palavras montado. O aluno deverá descobrir as palavras escondidas.
POTENCIALIDADE COGNITIVA: leitura, identificação das dificuldades ortográficas (s,c,x).
Por Natália Sinatra e Maria Regina Ribeiro Beck Pedro
Cursistas Pró - Letramento
Itapema/SC
Tutora: Maira Kelling Machado
Que show, essas dicas!
ResponderExcluir