A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sugestões de atividades com as relações entre grafemas e fonemas




São algumas sugestões de atividades apresentadas pelas cursistas do Pró - Letramento / Itapema para as relações entre grafemas e fonemas.

1.    Apresentar a música a BARATA DIZ QUE TEM. Esta possui muitas palavras cujas relações entre grafemas e fonemas são de natureza direta regular [p]  [b] [t]  [d]  [f] [v],  isto é,  cada um desses sons corresponde na escrita ortográfica a um único grafema.

2.     Completar o texto com as palavras da música.  Em folha sulfite, apresentar a música faltando as palavras listadas abaixo:

BARATA  – FILÓ – SÓ  – PELUDO  – CAMA  –  DURA – FIVELA  – VELUDO – CABELO – DELA – FORMATURA
3.    Formar palavras com as sílabas abaixo:
·       Que começam com BA
·       Que começam com TO
·       Que começam com FI
·       Que começam com TA
·       Que começam com PE
·       Que começam com VE
·       Que começam com LA
·       Que começam com CA
4.    JOGO: JOGO DO PARE (Coletivo)
MATERIAL: Um saco de TNT, contendo trinta palavras escritas em pequenas fichas plastificadas. Entre estas palavras, 6 são a palavra PARE. Neste caso as palavras escolhidas referem-se às dificuldades ortográficas F/V, P/B, C/G e T/D.
OBJETIVO: Tirar as palavras uma a uma do saco e fazer a leitura. Quando tirar a palavra PARE, para de ler e passa para o outro colega.
POTENCIALIDADE COGNITIVA: leitura, identificação das dificuldades ortográficas (F/V, T/D, C/G e P/B). Exemplos de palavras: vaca, vila, bomba, palito, faca, fila, garrafa, corda, roda, sapato, coração, pomba, gato, metida.
5.    JOGO: Loto

MATERIAL: Cartelas com  4 palavras cada. Aparece inicialmente a figura  para o aluno formar a palavra. OBJETIVO: Tirar as palavras uma a uma do saco e fazer a leitura. Quando tirar a palavra PARE, para de ler e passa para o outro colega.
POTENCIALIDADE COGNITIVA: leitura, identificação das dificuldades ortográficas (F/V, T/D, C/G e P/B).
6.    JOGO: Das tampinhas
MATERIAL: Tampas de garrafas com sílabas coladas. O aluno deve montar a palavra solicitada
 POTENCIALIDADE COGNITIVA: leitura, identificação das dificuldades ortográficas (s,c,x).
Exemplos de palavras: casa, sapo, mesa, lixo, rosa, suco, xale, casaco.

7.    Caça Palavras
MATERIAL: Folha sulfite com caça palavras montado. O aluno deverá descobrir as palavras escondidas.
POTENCIALIDADE COGNITIVA: leitura, identificação das dificuldades ortográficas (s,c,x).

Por Natália Sinatra e Maria Regina Ribeiro Beck Pedro
Cursistas Pró - Letramento
Itapema/SC
Tutora: Maira Kelling Machado

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