UM ÓTIMO RETORNO À TURMA PRÓ-LETRAMENTO 2012 - REVEZAMENTO
Receita de Alfabetização Versus Alfabetização Sem Receita
Receita de Alfabetização
Ingredientes:
1 criança de 6 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha
Preparo:
Pegue 1
criança de 6 anos, limpe bem, lave e enxágue com cuidado. Enfie a criança
dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula (decorada com motivos
infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como alimentação exercícios de
prontidão. Na nona semana, ponha a cartilha nas mãos da criança. Atenção: tome
cuidado para que ela não se contamine com o contato de livros, jornais,
revistas e outros materiais impressos. Abra bem a boca da criança e faça com
que ela engula as vogais. Depois de digeridas as vogais, mande-a mastigar uma a
uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta
vezes. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos. Mantenha
a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercícios de cópia. Em
seguida, faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com
cuidado para não embolar. Ao fim do oitavo mês, espete a criança com um palito,
ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos
70% das palavras e frases engolidas. Se isso acontecer considere a criança
alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para a série
seguinte. Se isso não acontecer se a criança não devolver o que lhe foi dado
para engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios
de prontidão. Repita a receita quantas vezes for necessário. Se não der
resultado, ao fim de três anos enrole a criança em um papel pardo e coloque um
rótulo: Aluno Renitente. Se não gostar da receita PARABÉNS. Nesse caso use a
alfabetização sem receita.
Alfabetização sem Receita
Pegue uma
criança de seis anos mais ou menos, no estado em que estiver, suja ou limpa, e
coloque-a numa sala de aula onde existam muitas coisas escritas para olhar,
manusear e examinar. Sirva jornais velhos, revistas, embalagens, anúncios publicitários,
latas de óleo vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado, enfim, tudo o
que estiver entulhando os armários de sua casa ou escola e que tenha coisas
escritas. Convide a criança para brincar e ler, adivinhando o que está escrito.
Você vai descobrir que ela sabe muita coisa! Converse com a criança, troque ideias
sobre quem são vocês e as coisas que gostam ou não. Depois escreva no quadro
algumas coisas que forem ditas e leia para ela. Peça à criança que olhe as
coisas escritas que existem por aí, nas ruas, nas lojas, na televisão. Escreva
algumas dessas coisas no quadro. Deixe a criança cortar letras, palavras e
frases dos jornais velhos. Não esqueça de pedir para que ela limpe a sala
depois, explicando que assim a escola fica limpa. Todos os dias leia em voz
alta alguma coisa interessante: historinhas, poesia, notícia de jornal,
anedota, letra de música, adivinhação, convite, mostre numa nota fiscal algo
que você comprou, procure um nome na lista telefônica. Mostre também algumas
coisas escritas que talvez a criança não conheça: dicionário, telegrama, carta,
livro de receitas. Desafie a criança a pensar sobre a escrita e pense você
também. Quando a criança estiver tentando escrever, deixe-a perguntar ou ajudar
o colega. Aceite a escrita da criança. Não se apavore se a criança estiver
comendo letras. Até hoje não houve caso de indigestão alfabética? Invente sua
própria cartilha, selecione palavras, frases e textos interessantes e que
tenham a ver com a realidade da criança. Use sua capacidade de observação, sua
experiência e sua imaginação para ensinar a ler. Leia e estude sempre e muito.
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